Receitas

Aves - Uma opção saudável na Gastronomia

As aves são utilizadas na alimentação humana há séculos. Versáteis, as aves podem ser preparadas durante um ano inteiro, sem que se tenha que repetir uma única receita. Segundo o USDA - Departamento de Agricultura dos EUA (projeção para 2006), o Brasil é o sexto maior consumidor de carnes de aves do mundo, atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos (68 kg per capita), Kuwait (60,8 kg), EUA (46,5 kg), Hong Kong (39,3 kg) e Malásia (38,4 kg).

E para ilustrar melhor, o Chef Valdir Ramos apresenta algumas receitas com aves, ensinadas nas aulas do Curso Avançado de Gastronomia do Clube Grêmio Náutico União, em julho de 2012.


Supreme de Perdiz ao Molho del Bosque com Cuscuz Marroquino



O perdiz é uma ave-irmã do faisão. A quantidade de carne e tamanho (aproximadamente 300 gramas) são exatamente os mesmos. Os modos de preparo, também são bem semelhantes. O que diferencia um do outro é um leve toque no sabor. O perdiz costuma ser um pouco mais suave.

Ingredientes:
12 unidades de perdiz
500g de molho demi
Sal e pimenta a gosto
100g de mel
200ml de vinho tinto

½ cebola cortada

Modo de Preparo:
Cortar as perdizes, separando os peitos e as coxas, reserve já temperados com sal e pimenta. Após dê uma leve grelhada e leve ao forno por 10 minutos a 180°C.

Confira abaixo o passo a passo:


Ingrediente para o molho:
100g de framboesa inatura
100g de mirtillo inatura
100g de morango cortado em cubos pequenos ou laminados
100g de amora inatura
300g de demi-glacê
200ml de vinho tinto seco
100g de mateiga gelada
Sal e pimenta a gosto







Em uma panela, coloque uma colher de manteiga para dourar a cebola, após, coloque as frutas e deixe cozinhar um pouco. Depois, coloque o vinho e o demi, deixe reduzir até ficar no ponto. Acrescente a manteiga gelada para finalizar temperando com sal e pimenta.

Ingredientes para o Cuscuz
1 kg de Cuscuz marroquino
1 l de suco de laranja
1 unidade de manga madura
1 galho de menta
200 ml de caldo de galinha


Cuscuz:
Em uma panela, coloque o suco de laranja junto com o caldo de frango e deixe ferver. Após coloque o cuscuz e deixe dar o ponto hidratando por alguns minutos. Após coloque o hortelã e a manga.

Dica do Chef: Cuidado para não ficar muito cozido.







Magret de pato servido com queijo coalho e banana grelhada com melado



Ingredientes:
4 unidades de magret de pato
1 unidade de berinjela em juliene
1 unidade de cenoura em juliene
1 unidade de abobrinha em juliene
½ cebola cortada em juliene
2 dentes de alho esmagados
2 bananas caturras cortadas ao meio
200 g de queijo coalho
Melado a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Tempere o magret com alho, sal e pimenta. Após grelhe e deixe ao ponto e reserve. Em uma frigideira pré-aquecida refogar um dente de alho, a cebola e o restante dos legumes com azeite extra-virgem. Em outra frigideira grelhar a banana. Em seguida, cortar o queijo em bastonetes e grelhar. Após colocar sobre a banana.

Montagem do Prato:
Fatiar o magret de pato e montar em formato de leque. Pegar os legumes refogados e fazer uma camada, e sobre esta colocar a banana e o queijo grelhado. Finalize regando com melado.

As fotos postadas nesta matéria são de autoria de Jorge Ferla.




O Bolo de Rolo é a dica do Chef Valdir Ramos para preparar no final de semana!


Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem no Brasil, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região.  Pela Lei Ordinária nº 379/2007 o Bolo de Rolo foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco.
Um Bolo simples, gostoso e muito saboroso!
Confira a receita do Chef:

Ingredientes:

Massa:
200g de manteiga
200g de açucar
06 gemas
200g de farinha de trigo
06 claras em neve

Recheio:
500g de goiaba
½ xícara de água 



Montagem:

Formas retangulares com margarina e enfarinhada de 30x40cm, e açúcar para polvilhar.

Modo de Preparo:

Massa:
Bata na batedeira o açúcar com a manteiga até formar um creme leve e com cor branca. Acrescentar as gemas uma a uma e continue batendo até ficar cremoso. Junte a Farinha de Trigo, por último as claras em neve. 

Recheio: 
Leve ao fogo a goiabada junto com a água e deixe ficar em ponto cremoso.

Montagem: 
Coloque de 5 a 6 colheres de sopa  de massa na forma e espalhe bem até forrar toda a forma. Leve ao forno pré-aquecido para assar por aproximadamente 5 minutos. Após vire a massa sobre um pano úmido e povilhe com açúcar. Passe uma camada bem fina do recheio de goiaba e enrole. Asse o segundo bolo e passe o recheio e enrole com o primeiro bolo. Faça o mesmo procedimento com toda a massa . Por último povilhe com açúcar.

Deguste com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário