quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Comer, Beber, Viver, por Chef Valdir Ramos

No próximo dia 28 de janeiro, o projeto Mesa de Cinema estará completando oito anos com uma edição super especial, que terá o Chef Valdir Ramos a frente da organização do cardápio oferecido. No evento será exibido o filme Comer, Beber, Viver, do diretor Ang Lee.


O Chef Valdir Ramos irá preparar um pato laqueado, iguaria típica de Taiwan que é destaque na trama do longa-metragem. Após o filme haverá um bate-papo de Roger Lerina com o engenheiro James Chang sobre o filme e sua gastronomia.


O Filme relata sobre a vida do chef aposentado Chu, que vive em uma grande casa em Taipei com suas três filhas, uma professora de química, convertida ao cristianismo; uma executiva de companhia aérea; e uma estudante que trabalha num fast-food. A vida destas pessoas se desenrola em torno do jantar de domingo e dos casos amoroso da família. 

Confira em primeira mão a receita do pato e o trailer do filme:

Pato Laqueado

Ingredientes:
01 unidade de pato inteiro com aproximadamente 2,5kg já limpo
03 folhas de louro
10 ramos de coentro fresco
01 colher de (sopa) de gengibre fresco limpo e picado
03 dentes de alho esmagado
03 unidade de anis estrelado

Modo de Preparo:

Pato
Em um recipiente misturar todos os ingredientes e colocar dentro do pato. Com ajuda de uma agulha e uma linha costurar as extremidades do pato. Separe. Coloque uma panela com água no fogo e deixe ferver. Pegue e prenda o pescoço do pato. Em seguida, mergulhe o pato nessa água e deixe o pato por 30 segundos. Repita essa operação por duas vezes. Não deixar a pele do pato soltar muita gordura.

Mistura para banhar o Pato
300g de maltose
300g de vinagre de arroz
250g de vinagre de vinho tinto
250g de vinho de arroz

Misture todos esses ingredientes e coloque o pato dentro dessa mistura deixando a pele do pato uniforme. Depois desse processo, colocar o pato para escorrer o liquido, deixando pendurado na frente de um ventilador durante 4 horas até que o pato fique bem seco. Em seguida colocar o pato no forno a uma temperatura de 150° a 180°, e deixe assar de 40 a 50 minutos. Depois de assado servir cortando o pato em pequenos pedaços.  





Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário